quinta-feira, 30 de julho de 2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
ATIVIDADE 19 - TRABALHANDO COM A ESTÉTICA NAS OBRAS DE ARTE
TRABALHANDO COM A ESTÉTICA MANIFESTADA NAS OBRAS DE ARTE
EXPRESSIONISMO - RELEITURA DA OBRA "O GRITO" DE EDVARD MUNCH
Após a pesquisa e seleção prévia de imagens relacionadas à arte em livros, revistas e apostilas, com montagem do painel. Os alunos do segundo ciclo do ensino fundamental da Professora Aline Pereira da Silva Corona, na EMEF "Adwalter Ribeiro Soares" observaram, apreciaram e escolheram a obra expressionista "O Grito" de Munch e a obra cubista "Meninos no Balanço" de Cândido Portinari para atividades de leitura e releitura em sala de aula. O que inspirou a opção por essas obras foi que elas constam no livro didático de Língua Portuguesa, sendo, portanto obras conhecidas por esses alunos. O trabalho foi realizado em parceria entre as disciplinas e os professores de Artes e Língua Portuguesa.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Atividades: 16, 17 e 18 - Estética da obra de Arte
Relato de Experiência:
Após pesquisa e seleção prévia de imagens relacionadas à arte em livros, revistas e apostilas, o grupo informal composto pelos colegas da turma de Artes Visuais separou as imagens de acordo com seus estilos, tendências ou linguagens artísticas.
Conforme as dificuldades em interpretá-las iam surgindo, o grupo se revezava em pesquisas na internet localizando-as e identificando-as corretamente. Essa não foi uma tarefa muito difícil, pois a maioria das imagens selecionadas foram retiradas da fonte com suas respectivas legendas, o que facilitou o trabalho do grupo.
Consideramos que essa atividade contribuiu muito para o enriquecimento de nossos conhecimentos sobre as categorias, linguagens e tendências artísticas, pois além da pesquisa relatada anteriormente, tivemos que observar bastante as imagens, suas particularidades, características, cores e formas aguçando nosso olhar e modelando nossos gostos e preferências.
A seguir montamos as obras em cartazes formando um painel com as imagens variadas e identificadas por etiquetas e legendas. Este painel foi apresentado aos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Professora Aline Corona, na EMEF. “Adwalter Ribeiro Soares” que observaram, apreciaram e escolheram a obra expressionista “O Grito” de Edvard Munch e a obra cubista “Meninos no Balanço” de Cândido Portinari para atividades de leitura e releitura em sala de aula. O motivo da opção por essas obras foi que elas constam no livro didático de Língua Portuguesa, sendo portanto obras conhecidas por esses alunos. O trabalho foi realizado em parceria entre as disciplinas e professores de Artes e Língua Portuguesa.
Após pesquisa e seleção prévia de imagens relacionadas à arte em livros, revistas e apostilas, o grupo informal composto pelos colegas da turma de Artes Visuais separou as imagens de acordo com seus estilos, tendências ou linguagens artísticas.
Conforme as dificuldades em interpretá-las iam surgindo, o grupo se revezava em pesquisas na internet localizando-as e identificando-as corretamente. Essa não foi uma tarefa muito difícil, pois a maioria das imagens selecionadas foram retiradas da fonte com suas respectivas legendas, o que facilitou o trabalho do grupo.
Consideramos que essa atividade contribuiu muito para o enriquecimento de nossos conhecimentos sobre as categorias, linguagens e tendências artísticas, pois além da pesquisa relatada anteriormente, tivemos que observar bastante as imagens, suas particularidades, características, cores e formas aguçando nosso olhar e modelando nossos gostos e preferências.
A seguir montamos as obras em cartazes formando um painel com as imagens variadas e identificadas por etiquetas e legendas. Este painel foi apresentado aos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Professora Aline Corona, na EMEF. “Adwalter Ribeiro Soares” que observaram, apreciaram e escolheram a obra expressionista “O Grito” de Edvard Munch e a obra cubista “Meninos no Balanço” de Cândido Portinari para atividades de leitura e releitura em sala de aula. O motivo da opção por essas obras foi que elas constam no livro didático de Língua Portuguesa, sendo portanto obras conhecidas por esses alunos. O trabalho foi realizado em parceria entre as disciplinas e professores de Artes e Língua Portuguesa.
Atividade 15: ESTUDO DO RITMO NAS OBRAS DE PAUL KLEE
O ritmo na composição pode ser obtido pela repetição de elementos gráficos como ponto, linha, plano; elementos cromáticos: cores, tons e matizes, entre outros.
Segue abaixo os comentários dos alunos da 8ª série da professora Aline Corona:
Segue abaixo os comentários dos alunos da 8ª série da professora Aline Corona:
-Na obra " Sem título"- 1940. Óleo sobre tela (100 x 80,5 cm). Zentrum Paul Klee, Berna. Doação de Livia Klee."Parece o desenho de uma mesa na cozinha é uma pintura bonita e as cores predominates são as frias e fortes".
Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina
- - "Realmente inspirador, a combinação de linhas, curvas e traços foi bastante inteligente.E as cores empregadas, rosa, amarelo, verde, azul e vermelho, combinaram com o estilo usado". Larissa Eleotério
- Flores Azuis" (1939). Aquarela sobre tecido de madeira (50x51 cm). Zentrun Paul Klee, Berno. Doação de Lívio Klee."É uma pintura pintada toda de azul e com flores em volta, já o que está no meio, parece um peixe, mas acho que varia de pessoa em pessoa, por isso, para nós também pode ser considerado abstrata".
- Apreciação dos alunos : Rodrigo, Franciele e Carolina
- -"A cor viva do azul combinou com o estilo infantil do desenho" Larissa Eleotério
- "Jardim = Ritmo" (1932). Óleo sobre cartão (19,5x28,5 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."Empréstimo de coleção privado.Parece um pano de colocar em mesas e está proximo do Pop Naif e abstrato também"
Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina
- "Parque na casa de Lu" (1938). Óleo sobre papel de jornal ( 100x70 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."É um desenho de linhas, com uma árvore no centro com cores vivas."
Apreciação dos alunos: Rodrigo, Franciele e Carolina
-"Travessura" (1939). Óleo sobre papel e juta (101x130 cm). Zentrum Paul Klee, Berno."São cores bem vivas, tem um menino no centro fazendo travessuras."
Análise dos alunos : Rodrigo, Franciele e Carolina
-"É uma pintura infantil e abstrata que emprega cores quentes e linhas grossas."
Apreciação dos alunos: Thiago, Ricardo e Lucas
- " Tem presença de linhas em todas as direções, as cores são fortes, escuras e esfumaçadas. Expressa crianças brincando" Francieli T, Franciely A e Loressa
Atividade 14 - Unidade e Variedade
Assinar:
Postagens (Atom)